Financeiro

Simony Nascimento

O departamento financeiro administra os recursos de uma empresa. Ele faz o controle da tesouraria, dos investimentos e dos riscos, além do planejamento financeiro da companhia e da divulgação de seus resultados.

A função do departamento financeiro é garantir recursos para que a empresa possa cumprir seus objetivos, mantendo-se ativa e competitiva.

A estrutura e as rotinas do departamento financeiro dependem do contato com o cliente e seus fornecedores.

O formato do departamento financeiro e seu organograma variam de acordo com as necessidades da companhia. No entanto, é possível de se identificar algumas atribuições básicas, ainda que, em algumas empresas, certos setores possam ter departamentos próprios.

Funções do departamento financeiro

O departamento financeiro é o responsável por lidar com todas as questões relativas ao dinheiro, visando o alcance dos objetivos da empresa e dando ferramentos aos gestores para que possam tomar decisões, como de cortar custos ou de investir.

Entre as funções do departamento financeiro estão a tesouraria e o controle das contas a pagar e a receber.

Tesouraria

Esse setor do departamento financeiro é responsável pelo fluxo de caixa da empresa, ou seja, faz o controle diário das entradas e saídas de dinheiro. Como parte do movimento de caixa é feita eletronicamente, a tesouraria também faz a gestão das contas bancárias da empresa.

Gestão de contas

A gestão de contas a pagar controla o vencimento dos compromissos da empresa, como contas de consumo e pagamento de fornecedores, por exemplo, a fim de evitar atrasos e multas.

Outra função é o controle dos recebimentos, que inclui verificar se os clientes estão em dia com suas obrigações, se os boletos que a empresa emitiu foram pagos no prazo e, se necessário, acionar os mecanismos de cobrança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *